Minha Casa...Minha Alma...

Viagem com Tânia por um mar desconhecido...

Textos


A BONECA DE LUXO DO LIXO
 
Eu estava no Rio na casa do Tonho meu irmão, em Botafogo.
Um dia ao sairmos no prédio, vi um saco de lixo transparente com uma bonequinha com os braços abertos. Falei pare,  pare. Meu irmão ao olhar o que eu queria foi categótico: Não! Eu suplicava Sim? E ele insistia: Não! De repente ele lembrou que estava deixando a chave, e foi buscar. Descí do carro, enfiei o dedo no saco do lixo seco ( era um lixo cheio de papéis amassados) onde estava a boneca, virei o saco de costa e coloquei a bonequinha na minha sacola.Tonho nem viu.
A bonequinha era linda. Comprei seda clarinha quase igual a original e recompus o corpo. Lavei os sapatinhos e as meias, Quanto a cabeça e os membros coloquei no alvejante  ela ficou limpinha, uma beleza!
Costurei uma roupa linda imitando perfeitamente a original ( sou perita em roupinha de boneca) e arrumei os cabelos da bonequinha. Depois de toda arrumadinha coloquei ela no sofá. A sogra dele quando viu, perguntou surpresa: De quem é essa boneca holandesa? A auxiliar doméstica respondeu: É da irmã de Seu Toni ( Meu irmão quando chegou no Rio já não era mais nem Antonio, como a mamãe chamava, nem era Tonho como nós o chamávamos. Batizaram ele de Toni com uma entonação bem "requebrada" dos cariocas... (T ô o n n  i i i)
Aí meu irmão surpreso, olhou para a boneca linda no sofá e lembrando do nosso incidente pela manhã foi logo dizendo "Nãooooo....!   E eu respondi: "Simmmm....!
Ele pegou a boneca e surpreso foi dizendo: Minha irmã você é uma artista! Quem diria que aquela boneca da cara mofada iria se transformar nessa coisa linda!
A sogra dele foi mostrando as credenciais da boneca: é uma boneca holandesa dos anos 40. Uma raridade . Os colecionadores dão uma fortuna por ela. Falei apressada: Mas é minha, não está a venda, gente!
A satisfação de transformar lixo em algo capaz de ser usado novamente, sempre me encantou. Mas essa bonequinha...foi uma doação premiada dos céus!
E foi assim, que a vida me presenteou como uma linda boneca de luxo do lixo: uma boneca holandesa !
Tânia de Oliveira
Enviado por Tânia de Oliveira em 08/12/2016
Alterado em 08/12/2016


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras