Minha Casa...Minha Alma...

Viagem com Tânia por um mar desconhecido...

Meu Diário
25/09/2016 10h57
Meu Diário em 25/09/2016

O DREAM CATCHER, O FILTRO DOS SONHOS

AGORA, 25/09/2016
10 26 h
Sou neta de índio por parte de minha mãe. Da tribo Xucurus-Kuririn de Palmeira dos Índios.Talvez devido a essa herança genética me identifico muito com a cultura primitiva e a história de seus arquétipos.
Uma de minhas afinidades é com a simbologia por exemplo dos artefatos e suas lendas.


O DREAM CATCHER, O FILTRO DOS SONHOS


O filtro dos sonhos, surgiu com a Tribo Indígena Ojibwa, dos Estados Unidos, como instrumento de purificação e proteção.
Dentre as diversas lendas existentes a respeito da criação do filtro dos sonhos, a mais famosa é de um velho índio que ao procurar por elucidação, subiu até o topo de uma montanha e encontrou com IKTOMI, o espírito da Grande Aranha, controladora da teia universal.
Durante o encontro, IKTOMI pegou um aro de cipó e começou a tecer uma teia com cabelo de cavalo e algumas oferendas ali deixadas para ela. A Grande Aranha falou sobre os ciclos da vida – do nascimento à morte – e das boas e más forças que atuam sobre nós em cada uma dessas fases. Ela disse: "Se você trabalhar com forças boas, será guiado na direção certa e entrará em harmonia com a natureza. Do contrário, irá para direção que causará dor e infortúnios".
Por fim a Aranha entregou ao velho índio o aro de cipó com uma teia no centro explicando-lhe: "No centro, está a teia que representa o ciclo da vida. Use-a para ajudar seu povo a alcançar seus objetivos, fazendo bom uso de suas ideias, sonhos e visões. Eles vem de um lugar chamado Espírito do Mundo que se ocupa do ar da noite com sonhos bons e ruins. A teia quando pendurada se move livremente e consegue pegar sonhos, quando eles ainda estão no ar. Os bons sonhos sabem o caminho e deslizam suavemente pelas penas até alcançar quem está dormindo. Já os ruins ficam presos no círculo até o nascer do sol, e desaparecem com a primeira luz do novo dia".

 

 


Fontes:  capricho.abril.com.br, naturezadivina.org.br, templodosfiltros.com

 

 

 

 

 


Publicado por Tânia de Oliveira em 25/09/2016 às 10h57

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras